Como adotar a cultura do feedback nas empresas?

adotar a cultura do feedback

Como já falamos aqui no blog, implementar uma cultura de feedback em uma organização é muito importante. É uma ação que realmente traz resultados positivos para a empresa e colaboradores, sendo possível, por meio disso, alinhar objetivos, melhorar processos, compartilhar conhecimentos, entre outros.

Até ai tudo bem, mas muitos gestores ainda possuem certas dúvidas de como adotar a cultura do feedback nas empresas, ainda mais diante tantas possibilidades para fazer isso.

Toda ação feita com o público interno vai refletir diretamente no público externo, influenciando no posicionamento da empresa no mercado.

No artigo de hoje, veremos algumas formas de fazer isso. Acompanhe!

Comunicação

Toda atividade depende da comunicação, certo? Quando existe qualquer falha nesse processo, danos são gerados, como colaborador desmotivado, cliente insatisfeito e falta de engajamento.

Uma comunicação interna eficiente é de extrema importância. Quando uma empresa tem consciência disso, os colaboradores ficam mais satisfeitos, conseguem atingir suas metas e a organização fica com um bom clima organizacional.

Em primeiro lugar, para uma comunicação ter o efeito desejado, ela precisa ser clara. Ou seja, a mensagem precisa ser compreendida, porque a compreensão é um fator crucial entre os membros da equipe.

Em contrapartida, as falhas na comunicação trazem prejuízos. Por exemplo, desalinhamentos, atrasos em prazos e projetos, devido à falta de clareza sobre como desenvolver determinadas demandas, além dessa falha desmotivar colaboradores.

Reuniões e eventos

Apostar em reuniões e eventos é uma forma de ajudar no bom funcionamento da empresa e melhorar a produtividade dos colaboradores.

Por meio de ambos, é possível que os colaboradores fiquem a par do que está acontecendo, da missão, visão e valores, planos estratégicos, ações táticas e procedimentos operacionais.

O colaborador fica engajado nos rumos que a empresa está tomando, enxergando um propósito ao executar suas tarefas e, por isso, tentando contribuir cada vez mais.

Promover um ambiente agradável

Frequentar a empresa todo dia pode ser uma satisfação ou um fardo. Então, promover um ambiente agradável é um passo fundamental para que seja possível adotar a cultura do feedback e para que o funcionário se sinta bem no ambiente de trabalho.

Muitas vezes, o colaborador está envolvido em um ambiente tóxico, cheio de fofocas, tensão, falta de incentivo, entre muitos outros fatores negativos. Dessa forma, a produtividade pode ficar afetada.

Estimular atitudes positivas influencia positivamente. Exemplos dessas atitudes:

  • Ajudar quando necessário;
  • Evitar reclamações;
  • Encarar obstáculos como desafios.

Reconhecer as atitudes positivas de cada funcionário é muito importante. Quem não gosta de ser reconhecido? Ver que seu trabalho está obtendo reconhecimento? Sendo assim, essa atitude faz com que o funcionário continue buscando êxito, visto que ele sabe que seus esforços estão valendo a pena.

Proporcionar a saúde e o bem-estar das equipes

A promoção da saúde e do bem-estar é uma das principais vantagens da cultura do feedback.

Quando o foco está no colaborador e na saúde corporativa, as pessoas ficam mais engajadas, os desgastes emocionais e físicos são evitados e os indivíduos passam a ter voz para expor suas ideias.

Existem algumas formas para investir na promoção da saúde, por exemplo, investindo em palestras com um viés de conscientização, priorizar o conforto no ambiente de trabalho e eventos coletivos sobre saúde.

Clima organizacional saudável

O clima organizacional influencia em muitos aspectos, desde aumento da produtividade das atividades até o crescimento da empresa. Um funcionário se sente acolhido quando envolvido em um bom clima organizacional

Um clima organizacional é subjetivo e percebido. Diversos fatores interagindo entre si que fomentam um clima organizacional. Estar de olho em fatores como relações e cooperação que irá fazer a diferença no clima do trabalho.

Como dissemos, o segredo da cultura do feedback está em alguns aspectos, como comunicação e clima organizacional. As ações citadas possibilitam aproximar as pessoas, reconhecer a sua importância dentro da empresa e tornar a troca de informações mais leve e saudável.

O que você achou desse post? A sua empresa já adotou a cultura do feedback?

Deixe o seu comentário e siga nosso LinkedIn para acompanhar as novidades!

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!