A importância do clima organizacional

clima organizacional

Ambientes de trabalho agradáveis, coloridos… Esse é um tema cada vez mais falado e que está sendo implementado nas empresas. 

As organizações não estão fazendo isso do nada. O motivo por trás disso está no desejo de promover um clima organizacional melhor. Afinal, está cada vez mais perceptível a importância do colaborador e de um bem-estar organizacional.

No artigo de hoje, vamos abordar o que é clima organizacional e qual a importância desse assunto nos dias de hoje. Acompanhe!

Clima organizacional

Os colaboradores, quando envolvidos em um ambiente de qualidade, conseguem perceber uma significativa diferença no próprio desempenho.

O clima trata exatamente disso! Como os colaboradores vão perceber a qualidade ou propriedade da organização e como isso vai influenciar o seu comportamento.

Vale lembrar que o clima organizacional é subjetivo, ou seja, como foi dito anteriormente, ele é percebido pelos membros da equipe. Não são só elementos coloridos de uma empresa que vão compor o clima organizacional. São diversos fatores que interagem entre si.

Relacionamento, trabalho e cooperação

Os relacionamentos são muito importantes dentro de uma empresa. Quando eles vão mal, a tensão se torna presente, um sentimento de desmotivação começa a se criar e, além disso, também influencia negativamente no clima organizacional.

As dificuldades de relacionamento costumam ser a raiz do problema do clima organizacional. Elas podem ocorrer entre membros de uma mesma equipe, entre áreas e departamentos de uma empresa ou entre gestores e sua equipe.

Efeitos imediatos

A organização com um clima desfavorável tem inúmeros prejuízos. Por exemplo, perda de talentos, queda da produtividade e mais custos devido a rotatividade.

Por isso, é preciso estar atento, antes que esse clima se instale na empresa. Uma das formas de se atentar a isso é através de uma Pesquisa de Clima Organizacional.

Pesquisa de Clima Organizacional

Percepção dos funcionários. É sobre isso que estamos falando nesse artigo. Essas três palavrinhas possuem influência direta no clima organizacional e são o fator chave para analisar tal conceito.

Para modificar algo, é necessário saber previamente o que está errado. Nesse caso, o que é percebido como errado ou ruim. Sendo assim, o primeiro passo para essa mudança é a Pesquisa de Clima Organizacional.

O que é analisado na Pesquisa de Clima Organizacional

Para realizar essa pesquisa, alguns fatores são analisados. Conheça alguns deles:

  • Se a empresa parece ser um bom local para trabalhar na opinião dos colaboradores;
  • Identificar quais são os fatores que levam os colaboradores a se sentirem desmotivados;
  • Da mesma forma, o que os leva a se sentirem motivados;
  • O que os colaboradores acham das práticas de gestão de pessoas na empresa;
  • Detectar se existe uma prática correta de delegação de tarefas por parte da gerência;
  • Verificar se existe um sentimento de trabalhar por um objetivo comum;
  • Se todos estão a par da missão, visão, valores e objetivos da organização;
  • Se os gestores demonstram ter as competências exigidas para suas funções;
  • Entender como estão ocorrendo os relacionamentos dentro da empresa.

Quando esses pontos são analisados com cuidado, é possível direcionar esforços para a mudança e bem-estar do funcionário. Então, objetivos podem ser traçados e ações concretas podem ser tomadas.

Mas, entenda que mesmo sabendo esses pontos, mudar não é fácil muito menos rápido. Entretanto, a vontade efetiva de realizar algo em prol dos colaboradores e o fato das respostas na pesquisa serem ouvidas e levadas em consideração, são fatores cruciais que demonstram o foco no colaborador.

Toda equipe deseja ter um gestor consciente da importância do colaborador e eficiente em suas ações. A partir dai, o primeiro passo para mudar o clima organizacional para melhor já foi dado!

Quer saber mais informações sobre o assunto?  Então, siga nosso Facebook e nosso LinkedIn para acompanhar as novidades!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!