Verdades que a epidemia expõe

verdades epidemia

A nossa sociedade vive como um organismo complexo. Quando uma situação extraordinária acontece, move uma das engrenagens e aquele corpo que parecia perfeito mostra os problemas antes escondidos, que agora afetam a todos na sociedade.

Pela visão da economia há necessidade de trabalho. Os empreendedores e autônomos recebem de acordo com o seu trabalho e precisam pagar também aos seus funcionários. Sendo assim, não são todas as pessoas que possuem reserva de dinheiro para se sustentar por tantos dias em casa.

Isolamento social

Já pela visão da sociedade, estamos vivendo um momento em que o isolamento social não é uma realidade para todos e as medidas de prevenção, como limpar sempre as mãos, não pode ser vivida por todos.

Quando se mora em um lugar sem água encanada ou até mesmo quando não se tem onde morar, respeitar tais medidas se torna um trabalho difícil ou até mesmo impossível.

O sistema perfeito

A verdade é que aquele sistema perfeito que vivíamos antes da epidemia, escondia uma realidade muito difícil e agora quando a maioria da população está em isolamento social, se torna o momento de pensarmos sobre a nossa atual realidade; e nos mostrarmos úteis para tentar juntos passar por esse desafio que já chegou.

Por um lado, sabemos cientificamente que o isolamento é a melhor forma de achatar a tão falada curva do COVID19. Já por outro lado temos milhares de casas onde pessoas 3 ou mais vivem no mesmo cômodo, e vão dormir sem saber se terão condições de comprar comida para os próximos dias de isolamento.

Então, o que nós podemos fazer para amenizar essa situação? Disponibilizaremos abaixo uma lista com alguns projetos que já estão nesse movimento de ajuda comunitária.

Projetos

–  Projeto Avante

Contato: https://www.instagram.com/contraturnoavante

Linha da Esperança

Contato: +55 21 97159-6891

Ação da Cidadania (atua no rio de janeiro e em outros estados)

Contato: https://www.acaodacidadania.com.br

Projeto Social Maria Vaz (atua no lixão de itaoca no complexo do salgueiro)

Contato: (21) 9 99106-9841

A Conexa Saúde não está sendo beneficiada com tais divulgações. Além disso, todos os projetos listados acima foram previamente consultados e estão cientes da divulgação dos mesmos.

Texto Fernanda Koch, estudante de medicina e estagiária na Conexa Saúde

Para ficar ciente de outros conteúdos como esse, siga a gente no Instagram!

Você conhece alguma outra ação? Deixe nos comentários!

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!