5 principais vantagens da telemedicina

vantagens telemedicina

A telemedicina é uma modalidade de consulta médica, criada com o intuito de ampliar a oferta de assistência e suporte aos serviços de saúde, possibilitando o atendimento à distância, através de uma plataforma online.

A ideia é minimizar as dificuldades que se encontram ao precisar se consultar ou realizar um acompanhamento médico. Isso porque é possível criar uma relação com o profissional, realizar consultas, obter prescrições de medicamentos, receber e/ou solicitar encaminhamento para exames, e até mesmo receber um diagnóstico de forma mais rápida e fácil.

Ao democratizar o acesso à saúde, a teleconsulta (ou consulta on-line) se torna útil para todos os envolvidos, evitando deslocamentos longos e, ou cansativos. Além de ser uma opção mais econômica.

Ficou interessado(a) no assunto? Então, continue a leitura e confira algumas vantagens para pacientes, médicos e empresas. 

Viagem no tempo da telemedicina

Desde o século XX a tecnologia em saúde tem sido aplicada, de diversas formas pelo mundo, mesmo que muitas vezes indiretamente. 

Há descrito na literatura alguma dessas aplicações. Na Primeira Guerra Mundial, em 1916, o rádio foi usado para se comunicar com médicos sobre o que fazer diante de diversos ferimentos. Em 1950, os exames de imagem foram transmitidos pela primeira vez entre West Chester e Philadelphia.

No fim dos anos 50 faziam experiências com consultas de telepsiquiatria, enquanto nos anos 60, a partir de vídeos entre uma clínica e um hospital nos Estados Unidos, demonstraram a teledermatologia.

Telemedicina e suas vantagens

São inegáveis os benefícios da telemedicina. Ela se popularizou e se tornou algo mais conhecido pela sociedade, mas ainda há quem fique com dúvida sobre usar ou não esse serviço.

Além disso, aumenta a disponibilidade de recursos para educação médica continuada e facilita a difusão de informações e orientações à população, ajudando tanto na prevenção quanto na promoção.

Sendo assim, agrega diversas vantagens socioeconômicas, reduzindo gastos, diminuindo o número de hospitalizações e evitando idas desnecessárias ao serviço de saúde. 

Pensando nisso, escolhemos 5 vantagens da telemedicina, dentre muitas, para você conferir!

  • Praticidade
    Por se tratar de um atendimento online, a praticidade é uma das principais vantagens dessa modalidade de serviço de saúde, afinal, basta acessar a plataforma digital para agendar e realizar a sua consulta. Ou seja, o atendimento é remoto, excluindo a necessidade de locomoção e gasto com transporte, otimizando seu dia a dia e aumento as chances de você conseguir mais tempo para cuidar da sua saúde.

  • Promoção da prevenção na saúde
    Com a telemedicina você consegue manter um acompanhamento mais regrado com um especialista médico. Através disso, é possível realizar exames e diagnósticos preventivos a fim de analisar a sua saúde e tomar os cuidados necessário de acordo com o seu quadro.

  • Atendimento imediato
    Você pode solicitar atendimento médico 24 horas por dia, durante os sete dias da semana, ou seja, é possível encontrar horários de última hora para realizar o seu atendimento. Sendo uma ótima opção para casos de emergência.

  • Agendamento personalizado com especialistas
    Você mesmo pode realizar o seu agendamento, basta acessar a agenda do especialista com quem deseja falar, conferir as suas possibilidades e marcar o melhor horário que coincida com sua agenda.

  • Diversas especialidades
    Através do serviço de telemedicina, é possível realizar suas consultas on-line com profissionais de diferentes especialidades, ofertando assim um pacote completo para você cuidar de todas as suas necessidades. Com a Conexa, por exemplo, você conta com mais de 30 especialidades entre Clínica Geral, Psicologia, Nutricionista, Dermatologista e Endócrino.

    E mais, você pode usar todo os serviços sem preocupação, pois todas as informações partilhadas nos atendimentos, exames e diagnósticos são protegidos para garantir a sua segurança. Todos os dados são armazenados em um banco de dados protegido e acessado apenas pelos profissionais responsáveis quando necessário.

Articulação entre os profissionais

A telemedicina também é uma boa opção para os profissionais de saúde que precisam de informações e opiniões de outros colegas para a realização de um diagnóstico ou atendimento. Isso porque ela possibilita a articulação e interlocução entre os profissionais que atendem na mesma plataforma.

Para continuar acompanhando conteúdos como esses, siga o nosso Instagram e Facebook. Você também pode encontrar outras matérias que te interessem na Home do nosso Blog.


Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!