Trabalho home office e produtividade

trabalho home office

Com as novas configurações de trabalho, cresce o número de empresas que aderiram ao trabalho home office. Pesquisa do ano passado- da SAP consultoria de Recursos Humanos- mostrou que 45% delas já estão inseridas nesse contexto, um crescimento de 22% em relação à pesquisa anterior, de 2016.

Isso mostra que esse tipo de atividade no Brasil, apesar de recente, vem ganhando espaço, impulsionada por alguns motivos como a redução de despesas de pessoal pelas empresas, mas também pela necessidade e/ou opção de trabalhadores que estão fora do mercado tradicional.

No escritório ou fora dele, a produtividade tem que ser mantida. Apesar de não ter um horário fixo para cumprir, existem os prazos para realizar as demandas. 

Para quem está começando nesse novo modelo de trabalho ou mesmo que já o pratica, algumas dicas podem ajudar a manter o ritmo, mesmo estando em casa

Se esse é o seu caso. Confira essas dicas ao longo do texto.

Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura e confira como melhorar a produtividade no trabalho home office

Descubra o que funciona para você

Uma rápida pesquisa nas redes e encontramos todo tipo de dicas para render mais no trabalho em casa. Tem gente que diz que reproduz o escritório em casa, inclusive montando o ambiente, expediente e; se vestindo a caráter para isso. Outros, que trabalham até de pijama, em horários intercalados para poder encaixar atividades pessoais ou domésticas. Enfim, o importante é testar e descobrir o que é melhor para você. Nada se seguir modelos ou padrões de outras pessoas.

Organização

Essa é uma regrinha básica para melhorar o desempenho em qualquer atividade. Lembrando que você só não está fisicamente na empresa, mas as tarefas continuam existindo. Uma boa dica é adotar um caderno de anotações e/ou uma agenda com as tarefas diárias e prazos. Isso ajuda bastante, pois tornando as coisas mais visíveis e tangíveis, fica mais difícil de esquecer alguma. Uma mesa organizada com o material de trabalho evita perda de tempo procurando itens importantes na hora do fechamento de um projeto, por exemplo.

Diga não à procrastinação

Esse é o maior perigo para quem trabalha em casa. Isso porque estamos rodeados de distrações. É comum quando mudamos o nosso modelo de trabalho fazermos pausas durante a “jornada”, o que nos faz pensar que o tempo não está rendendo. E não está mesmo, justamente porque nem nos damos conta do número de pausas. Pode ser para fazer serviços domésticos, colocar aquela série em dia, até dormir, para alguns. O importante nesse caso é ter disciplina e objetividade para não cair nessas tentações.

Reserve um tempo para atividades extras

Já que algumas coisas em casa podem tirar a nossa atenção. É bom ter em mente que elas também precisam de um tempo para ser resolvidas. Então, coordene esse tempo com as suas atividades profissionais como fazia quando estava alocado. Divida horários e dias para serviços domésticos, resolver assuntos na rua, consultas médicas e qualquer outra situação usual que fuja do profissional, incluindo a sua vida social. Isso evita que elas atrapalhem o seu cronograma.

Reserve um tempo para você

A vida não é só trabalhar e pagar boletos. E não é só frase de meme, não. Apesar das vantagens, o home office nos tira muito do convívio social, que é muito importante para o nosso bem estar. Ninguém que vive isolado alcança uma alta performance. Tire um tempo para a sua higiene mental, seja praticando esporte, viajando, vendo séries, mas principalmente saindo de casa. Encontre amigos, converse, troque ideias, faça contato. Uma mente arejada é terreno fértil para as melhores ideias e soluções.

Texto: Luciana Cavalcante

E você, o que tem feito para melhorar a seu desempenho no trabalho home office? Achou nossas dicas interessantes? Então, compartilhe nossas informações nas redes sociais!

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!