Telemedicina para médicos: saiba por que adotar essa tecnologia

telemedicina para médicos

Não é de hoje que o uso da telemedicina para médicos é considerado uma tendência mundial. O avanço das ferramentas tecnológicas já vinha, há muito tempo, facilitando o trabalho desses profissionais e possibilitando o acesso de milhares de pessoas à saúde. Porém, em tempos de pandemia e isolamento social, o que já era tendência parece ter acelerado para uma realidade inevitável e que, claro, tem feito toda a diferença nesse momento. Quer entender melhor sobre o tema e saber por que adotar a prática da telemedicina na sua rotina? Então, confira as dicas até o final e boa leitura. Vamos lá!

Na prática, o que é a telemedicina para médicos? 

A telemedicina nada mais é do que o uso de ferramentas e métodos modernos que os profissionais da saúde e seus respectivos pacientes têm à disposição para trocar informações, dados e consultas de uma forma virtual e eficiente, sem necessariamente precisar do contato físico direto. Em resumo, a telemedicina pode ser considerada como a prática de procedimentos médicos a distância, permitindo assim que o profissional consiga atender a seus pacientes de qualquer lugar e em qualquer horário, com ganho de inúmeras vantagens, tanto para ele como para a pessoa atendida.

Quais são essas vantagens? 

Os benefícios da telemedicina para médicos não se limitam à facilidade do atendimento a distância. Em tempos de pandemia, tal prática tem papel fundamental no controle e na redução da propagação da doença, por exemplo. Muito além disso, a telemedicina acumula benefícios indiscutíveis para o profissional da saúde e para seus respectivos pacientes. Entre eles, podemos destacar:
  • flexibilização das tarefas (consultas, envio de laudos, recomendações etc.);
  • redução de custos com locomoção e logística;
  • economia de tempo;
  • aumento do número de pacientes atendidos;
  • segurança de dados;
  • agilidade no atendimento;
  • possibilidade de atendimentos em grupo, independentemente da localização das pessoas;
  • otimização na troca de informações e documentos com outros profissionais;
  • facilidade na armazenagem e na pesquisa de histórico de pacientes.

Em tempos de pandemia, qual o papel da telemedicina? 

Hoje, mais do que nunca, a telemedicina para médicos tem se mostrado muito mais do que uma tendência evolutiva no setor, tem sido uma necessidade imediata para o combate à atual pandemia. Com o isolamento social e a escassez de recursos em determinadas regiões do país, a prática da telemedicina tem aparecido como a alternativa mais eficiente e eficaz para médicos e pacientes se comunicarem e se ajudarem. Isso permite democratizar o acesso à saúde de regiões mais isoladas, contribui para conscientizar e informar a população de forma segura, ajuda a evitar a disseminação da doença e atende às necessidades essenciais para orientação, cuidados e tratamentos em casos de sintomas e contágios, sem colocar outras pessoas em risco. Enfim, esse é apenas um pequeno panorama de como a telemedicina para médicos tem sido importante, não apenas nesse momento de crise na saúde global, mas também como uma tendência futura incontornável. Muito mais do que uma simples alternativa moderna para empresas e profissionais da saúde, ela é uma necessidade de adaptação e evolução dos procedimentos médicos daqui pra frente. A Conexa Saúde é referência em telemedicina e conta com uma das plataformas mais avançadas e completas do mercado. Se você é médico ou tem uma empresa e pretende adotar essa prática, não deixe de conhecer nossa solução. Converse com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas!
Crie seu CONSULTÓRIO VIRTUAL agora mesmo!
Confira os 7 passos para começar o seu consultório virtual agora mesmo! Atenda a qualquer hora, de qualquer lugar, até mesmo sem sair de casa!

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!