Telemedicina aplicada à cardiologia

cardiologia

Atualmente, as doenças cardiovasculares representam a maior causa de morbidade e mortalidade no mundo todo. Isso se deve, principalmente, à elevada prevalência de hipertensão arterial sistêmica (HAS), arritmias e insuficiência cardíaca.

No Brasil, a HAS acomete aproximadamente 25% da população do país, o que se torna uma grande preocupação em saúde, já que a HAS é considerada fator de risco independente para aumento do risco cardiovascular e, consequentemente, para aparecimento de outras doenças.

Telemedicina aplicada à cardiologia

Neste cenário, a telemedicina aplicada à cardiologia – também chamada de telecardiologia –tem se mostrado uma ferramenta eficaz no cuidado integral e longitudinal da saúde dos indivíduos, pois encurta distâncias entre o médico e o paciente.

A telecardiologia auxilia diretamente na promoção da saúde e prevenção primária e secundária de doenças cardiovasculares, contribuindo, assim, para a redução da morbimortalidade da população.

Ela também permite o acompanhamento mais estreito e constante do paciente, mostrando-se eficiente nos seguintes aspectos:

  • Controle dos fatores de risco para doença arterial coronariana;
  • Melhora do controle da pressão arterial;
  • Controle glicêmico em pacientes diabéticos;
  • Melhora do perfil lipídico;
  • Redução do peso;
  • Aumento do sucessode programas de cessação do tabagismo.

Diagnósticos

Além disso, a telecardiologia pode auxiliar em diagnósticos através da interpretação de exames e elaboração os laudos de imediatos.

A tele-eletrocardiografia, um a modalidade diagnóstica da telemedicina, é considerada uma ferramenta bastante útil, uma vez que se trata de uma tecnologia simples, de baixo custo e que auxilia em situações emergenciais, como, por exemplo, no diagnóstico de arritmias e síndromes coronarianas.

Pontos positivos

Diante disso, não há dúvidas de que a telemedicina chegou para revolucionar o cuidado da saúde. Alguns pontos positivos da telecardiologia são:

  • Promoção da saúde;
  • Prevenção de doenças cardiovasculares;
  • Controle de fatores de risco;
  • Telediagnóstico.

Porém, isso tudo só é possível graças aos avanços concomitantes na cardiologia. Por isso, neste dia 14 de agosto, a Conexa Saúde deseja parabéns a todos os cardiologistas por exercerem uma especialidade tão nobre e que envolve aspectos tão prevalentes em nossa população.

Muito obrigado por todo cuidado e dedicação!

Acompanhe nossos conteúdos em nossas redes sociais!

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!