Técnicas diagnósticas que você precisa conhecer

técnicas diagnósticas

Desde final do século XIX, todas as áreas da ciência tiveram grande desenvolvimento, principalmente na área da saúde. Foram inúmeras contribuições para o auxílio no diagnóstico preciso e tratamento personalizado. Agora, melhor qualidade de vida e aumento da expectativa de vida já são uma realidade. 

Com a revolução na Medicina, os profissionais possuem ao seu dispor diversos métodos para diagnóstico. Obtém informações sobre o corpo humano com alto grau de precisão e eficiência. Esse é apenas o início das inovações na área. 

Quer entender melhor sobre o assunto? Então, continue a leitura e conheça sobre as novas técnicas!

Tomografia de Impedância Elétrica

A facilidade de instalação e manutenção, baixo custo e segurança para os pacientes são algumas vantagens que a Tomografia de Impedância Elétrica possui. 

Essa técnica identifica diferenças entre as propriedades elétricas dos tecidos biológicos. Ou seja, ela se baseia na aplicação de um potencial elétrico através de eletrodos posicionados no contorno da seção do corpo e na medição da resposta à determinada corrente elétrica. 

Com isso, é produzido uma imagem da região por meio da tradução de computadores entre os dados da excitação elétrica e da resposta a mesma. 

Vantagens dessa técnica

  • Não é invasiva
  • Não emite radiação ionizante
  • Aparelho portátil e pode ser instalado ao lado do leito do paciente
  • Custo menor, quando comparado aos aparelhos de Tomografia computadorizada e Ressonância Nuclear Magnética. 

Portanto, a Tomografia de Impedância Elétrica é uma técnica promissora na obtenção de imagens do interior do corpo humano. 

Oxigenação da Membrana Extracorpórea

Antes, técnicas inimagináveis tornaram-se possíveis com a evolução da Medicina. 

Esse método consiste em uma membrana no coração ou no pulmão. Garante o seu funcionamento, sem a necessidade do organismo trabalhar para isso. 

Um dos monitores desse aparelho mostra todos os parâmetros de saúde da pessoa atendida. Por exemplo, a pressão arterial, frequência cardíaca e oxigenação do sangue. 

Nesse processo, o paciente ficará em coma induzido. O equipamento estará fazendo toda a função do coração, tirando o sangue de dentro da artéria e da veia, oxigenando o sangue e perfundindo os órgãos. Porém o coração fica totalmente parado, até conseguir recuperar a funcionalidade completa do órgão. 

Realidade virtual e aumentada nos exames

Esse método proporciona um planejamento amplo para o tratamento e a compreensão de determinadas patologias até então desconhecidas.

Ela permite simular a aparência dos órgãos e da reação ao contato com outros órgãos durante um procedimento. Como como cortar, pinçar, cauterizar e pontos de sutura. Assim, fortalece a experiência e garante maior segurança ao profissional, por ter acesso integrado a informações do paciente na sala de operação durante os procedimentos. 

Esse ambiente virtual projeta a imagem da anatomia da região de acordo com as características de cada paciente, permitindo planejar cada ação antes de realizar a operação. 

Telemedicina: Menores custos e Mais atendimentos

Uma das resoluções dessa tecnologia para o sistema de saúde é a redução de espera por consultas especializadas. 

Além disso, permitiu  a aproximação entre os médicos da atenção básica de saúde e os especialistas. Auxilia nos diagnósticos corretos e tratamentos adequados. 

Se a consulta de segunda opinião for assíncrona, o retorno pode ocorrer em até 72 horas, indicando o tratamento ou a necessidade de uma avaliação presencial, dependendo do caso. 

Portanto, garante acesso rápido, melhor manejo dos sintomas com profissionais especialistas, reduz os gastos, alta resolubilidade dos casos, amplia o acesso e evita os deslocamentos. 

Análise do genoma

A análise do genoma é feita a partir de uma amostra de sangue em um banco de dados do software. Assim, a amostra é analisada por diferentes parâmetros, sendo 21 mil variantes do gene e em diversos níveis de especificidades. 

Dessa forma, é um método que ajuda no desenvolvimento de estratégias de prevenção de doenças e promoção da saúde, aumentando a expectativa de vida e melhoria da qualidade de vida. 

Está claro que a medicina aliada à tecnologia diagnóstica têm proporcionado avanços essenciais na saúde, reduzindo medidas desnecessárias e garantindo melhor tratamento possível. 

Gostou de saber mais sobre este assunto? Siga a página da Conexa Saúde no LinkedIn para nos acompanhar!

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!