O que é saúde? Conceito, tipos e importância da saúde ocupacional

o que e saude medica

Todos sabem que os funcionários são considerados os bens mais valiosos de uma empresa, pois, sem eles, tudo na empresa para, não é mesmo? Além do mais, o que é saúde para eles?

Diante disso, as empresas estão cada vez mais conscientes do quanto é importante  investir na saúde ocupacional de seus colaboradores.

Por isso, se você é empregador, ou colaborador de alguma empresa de médio ou grande porte, logicamente você já ouviu falar de tal termo.

Mas você sabe realmente o que é saúde e saúde ocupacional, a sua importância e como promovê-la no ambiente de trabalho?

Se você não sabe muito bem, é exatamente o que vamos falar neste artigo!

Boa leitura!

O que é saúde para você?

o que e saude mulher suco
O que é saúde?

A saúde é considerada o equilíbrio  existente dentro de uma pessoa, é a sua qualidade de vida, estar próximo das pessoas que você ama, é conseguir realizar os seus sonhos.

Além disso, é o estado de completo bem-estar físico, mental e social, tanto em sua vida pessoal quanto profissional.

Outro ponto importante é que saúde também é a ausência de doença, é o estado de pleno funcionamento do organismo humano, a falta de dor.

Isso mostra que é a base para a manutenção de todos os aspectos da vida, pois sem ela nós não conseguimos realizar nada nos outros aspectos de nossa vida.

Por isso, cuide muito bem de sua saúde!

Qual é o conceito de saúde segundo a literatura?

Não existe uma definição exata sobre o que é saúde. Nesse assunto, estão envolvidos fatores sociais e emocionais nos quais o indivíduo está inserido, indo muito além do referencial biomédico, clínico ou epidemiológico.

Diante disso, esse conceito é singular e também variável de pessoa para pessoa. Sendo assim, é importante reconhecer o significado para cada indivíduo, a fim de garantir boa adesão aos cuidados primários à saúde.

Há diversos conceitos disseminados pelo mundo. Todos eles têm em comum a ausência de doença.

No Oriente, entende-se que o processo saúde-doença está associado às forças vitais que existem no corpo. Quando há harmonia entre elas traduz em saúde, enquanto que o contrário se manifesta contra a doença.

Além disso, é um direito de todos os cidadãos e é um dever do Estado.

De acordo com a Constituição Brasileira de 1988, em seu artigo 196:

 “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

Ou seja, a saúde é tão importante que é protegida e assegurada constitucionalmente.

O que é o conceito ampliado de saúde?

Agora, vamos falar sobre o conceito de saúde de uma forma mais ampla. 

Tal conceito ampliado faz parte dos avanços alcançados na 8ª Conferência Nacional de Saúde, de 1986.

Nos anais publicados de tal evento, esse conceito ampliado de saúde é considerado o resultado de vários aspectos diferentes, mas complementares. 

Entre os pontos que foram citados no documento, podemos falar as condições de:

  • Alimentação; 
  • Habitação; 
  • Educação;
  • Renda;
  • Meio ambiente;
  • Trabalho;
  • Transporte;
  • Lazer;
  • Liberdade;
  • Acesso a serviços de saúde;

Tal definição é muito importante para o momento da administração pública traçar as políticas que balizaram as ações que envolvem a saúde. 

Além disso, tais aspectos podem ser utilizados como uma régua, para medir se uma população é, ou não, considerada saudável.

O que é saúde segundo a definição da OMS?

Um conceito de saúde que é amplamente conhecido é o que diz que “saúde é a ausência de doenças”.

Entretanto, diversas pessoas acreditam que a saúde vai muito além desse simples entendimento. 

Por exemplo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) dá uma definição muito mais ampla.

Dessa forma, para a OMS, saúde é:

“O estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença.”

Com tal definição, podemos ver que não é preciso somente não ter doenças para ser saudável, sendo fundamental estar bem em vários aspectos da vida.

Quais são os tipos de saúde?

o que e saude psicologo
O que é saúde? Diferentes tipos.

Agora, vamos falar um pouco sobre alguns tipos de saúde, confira!

Social

A saúde social é referente à manutenção de relações saudáveis existentes com a família, amigos, colegas de trabalho e comunidade em geral. 

Isso porque, nós somos seres sociais e por isso temos necessidades de receber apoio, reconhecimento e estima dos outros.

Por isso, é extremamente necessário as redes de apoio para manter as outras dimensões de saúde equilibradas.

Física

A saúde física é a principal dimensão do bem-estar humano, pelo fato de ela representar um corpo em pleno funcionamento, sem nenhum tipo de doenças, bem nutrido e ativo. 

Para que possamos alcançar um estado fisicamente saudável, é necessário uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas, dormir no mínimo oito horas, entre outras recomendações básicas da medicina. 

De acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde, realizada no ano de 2013 pelo IBGE e pelo Ministério da Saúde, somente 37,3% dos brasileiros consomem as porções indicadas de frutas e hortaliças, enquanto 22,5% praticam o nível recomendado de atividade física. 

Já um estudo divulgado pela Fiesp, no ano de 2018 aponta que oito em cada dez brasileiros estão se esforçando para conseguir  melhorar a sua alimentação e optando por produtos mais saudáveis.

Outro estudo, agora divulgado pela OMS no ano de  2018 mostra que 53,3% das mulheres e 40,4% dos homens ainda continuam sedentários no país. 

Isso mostra que ainda existe um longo caminho a ser percorrido para que a saúde física seja uma prioridade para os  brasileiros.

Mental

A saúde mental é sinônimo de qualidade de vida emocional, ou seja, ela é o equilíbrio existente entre nossas emoções e sentimentos perante os desafios, conflitos, mudanças e demais eventos que acontecem em nossa vida. 

Estar mentalmente saudável significa que estamos bem com a gente mesmo e com as outras pessoas, além de conseguir aceitar todas as adversidades e saber lidar com emoções boas e ruins, reconhecendo sempre os nossos limites.

Conforme dados divulgados pela Organização Pan-Americana da Saúde no ano de 2019, o Brasil tem as maiores taxas de incapacidade provocadas por depressão (9,3%) e ansiedade (7,5%) do continente americano. 

Isso mostra que é extremamente necessário .

Onde e com quem se deve buscar informações sobre aspectos da saúde?

o que e saude medica paciente
O que é saúde? Informações passadas por médica.

Quando falamos de Indicadores  e aspectos em Saúde no Brasil, é necessário saber um pouco sobre a Rede Interagencial de Informações para a Saúde (RIPSA).

Ela foi criada por meio da implementação pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no ano de 1995 e que tem objetivo de divulgar as informações sobre a situação e tendências na saúde nos países da América Latina. 

No Brasil, a RIPSA foi criada por um grupo de trabalho com representantes do Ministério da Saúde, OPAS e outras instituições de informação (IBGE, ABRASCO, IPEA, FMUSP), a qual foi formalizada por meio de uma Portaria ministerial no ano de 1996.

A RIPSA, dentro de o que é saúde, tem o objetivo de:

  • Estabelecer todas as bases de dados e informações produzidos no país; 
  • Articular participação de instituições para produção e análise de dados; 
  • Implementar mecanismos de apoio à produção de dados e informações; 
  • Promover intercâmbio entre subsistemas de informação da administração pública; 
  • Contribuir para estudos e compreensão do quadro sanitário brasileiro; 
  • Fomentar mecanismos que promovam o uso de informação em processos decisórios no SUS.

Os Indicadores disponíveis para consulta na internet pela RIPSA  são:

  • Demográficos;
  • Socioeconômicos;
  • Mortalidade;
  • Morbidade;
  • Fatores de Risco e de Proteção;
  • Recursos;
  • Cobertura.

Entretanto, é possível obter dados relativos à o que é saúde em outros locais, dentre esses podemos citar:

  • O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e; 
  • O Sistema Estadual de Análise de Dados (SEAD).

 Ambas são instituições que disponibilizam à população todas as informações que a RIPSA disponibiliza também.

Hoje em dia, devido aos recursos tecnológicos existentes, é muito fácil de encontrar a descrição de um indicador, sua aplicabilidade, sua fonte de dados bem como as suas limitações.

O importante é escolher o que melhor se aplica ao seu objetivo.

Questões importantes a se observar no que tange a saúde

o que e saude paciente cadeira de rodas
O que é saúde? Atuação de equipe médica.

Esse tópico também é extremamente importante, pois agora vamos falar um pouco sobre algumas questões importantes e que devem ser observadas em relação à saúde.

Confira!

Acessibilidade

Em relação ao acesso à assistência médica observou-se desigualdades na saúde entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento. 

É fundamental o Governo se responsabilizar em prover o acesso igualitário à saúde e a participação dos profissionais da área para implementar o planejamento nesse cuidado.

A estratégia para garantir equidade na saúde deve-se basear em locais e horários acessíveis à comunidade, participação ativa dos pacientes em encontros e reuniões e os custos com os serviços que devem ser compatíveis com a situação econômica da região.

Cuidados

Pensando nos cuidados da população,  é mais benéfico investir em acesso à água potável e alimentos saudáveis do que dispor de diversos medicamentos. Ou é melhor evitar o tabagismo do que submeter-se a radiografias de pulmão todos os anos. 

Logo, é fundamental que o sistema de saúde pública pense em selecionar prioridades com o objetivo de evitar agravos. 

Para garantir uma adequada saúde às pessoas deve-se ter cuidados primários, adaptados às condições econômicas e socioculturais. 

Por exemplo, educação continuada em saúde, nutrição adequada, saneamento básico, cuidados materno- infantis, planejamento familiar, imunizações, prevenção e controle dos agravos.

Atenção aos cuidados básicos

É notório que os serviços básicos são indispensáveis para a promoção da saúde e prevenção de comorbidades ou doenças.

Esses cuidados básicos, incluem:

  • Imunizações;
  • Controle de grupos socialmente mais vulneráveis e de maior risco como gestantes e crianças;
  • Reconhecimento precoce de doenças como febre, diarreia, verminoses;
  • Promover melhorias na alimentação;
  • Ações para melhorias no saneamento básico;
  • Abastecimento de água tratada;
  • Realização de exames laboratoriais;
  • Rastreios periódicos;
  • Além disso, é fundamental a análise do ambiente que o paciente está inserido, avaliando o estado mental do mesmo e seus familiares.

Dessa forma, é de conhecimento geral que a autopercepção e o que reflete para cada pessoa, é um importante indicador do nível da mesma. É considerada fator contribuidor para diagnóstico e adesão terapêutica, e representa preditor da morbimortalidade.

Importância da saúde em ambiente de trabalho

o que e saude mulher acessibilidade
O que é saúde no ambiente de trabalho?

Quando se trata de saúde, a palavra de ordem é a prevenção.  

Veículos de comunicação e redes sociais nos bombardeiam diariamente com conteúdos sobre dietas, exercícios, novos hábitos, tudo para evitar doenças e garantir a longevidade. Há pesquisas científicas e um mercado cheio de novidades.

O que não podemos esquecer é que essas atitudes não podem ser só da porta pra fora do escritório, principalmente porque costumamos passar a maior parte da vida nele.

Não adianta nada aderir a uma vida mais saudável no final de semana e passar a semana num ambiente insalubre. Isso não faz bem nem para o corpo e muito menos para a mente.

Assim, promover a saúde ocupacional – além de ser um direito do trabalhador – é uma forma de garantir o bem-estar dele e também da empresa. Gente saudável e feliz tem uma vida melhor, se ausenta menos e produz mais. 

O que é a saúde ocupacional?

Tal conceito surgiu devido a necessidade de se criar uma área da saúde específica para poder cuidar do bem estar do local de trabalho das empresas de médio e grande porte, especialmente nas grandes indústrias.

A saúde ocupacional ajuda a promover um local de trabalho muito melhor, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida aos empregados.

Assim, podemos entender que a saúde ocupacional é responsável por cuidar dos trabalhadores e ajudá-los a se manterem saudáveis.

Como o RH da empresa pode atuar na promoção da saúde ocupacional?

A saúde deve ser um pilar importante na cultura organizacional da empresa, para que, dessa forma, ela consiga demonstrar o zelo que tem por seus empregados, incentivando hábitos sempre saudáveis.

Existem inúmeras estratégias que podem ajudar na promoção da saúde ocupacional, visando qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Veja algumas a seguir. 

  • Promover ergonomia no trabalho

A ergonomia foi incluída nas leis trabalhistas como Normas Regulamentadoras, onde são estabelecidos todos os parâmetros e condições de trabalho, para que seja possível proporcionar conforto, segurança e o bom desempenho dos trabalhadores.

Tais normas são muito importantes e precisam ser seguidas por todos os empregadores.

Todos os profissionais devem trabalhar em condições minimamente confortáveis, e, para que isso aconteça, a empresa deve oferecer equipamento de trabalho adequado, avaliar as condições do ambiente onde o trabalho é desempenhado, e etc.     

  • Criar um programa de bem-estar

Um programa de bem-estar é uma maravilhosa forma de proporcionar saúde e segurança ocupacional aos funcionários, pois isso ajuda a conscientizá-los de diversas formas eficientes. 

  • Incentivar hábitos saudáveis e exercícios físicos

É importante também que a empresa incentive a prática de exercícios físicos junto com hábitos saudáveis, como o consumo de alimentos saudáveis. 

Por isso, é importante que a empresa monte grupos de caminhada, forneça aulas de ginástica laboral ou alongamento, invista em alimentação saudável no refeitório da empresa. 

Tais práticas ajudam a promover a saúde ocupacional, estimula a prática de atividades, e com isso o trabalhador fica mais saudável e consequentemente rende mais. 

  • Flexibilização da jornada de trabalho

Já é fato que aumentar a flexibilização da jornada de trabalho traz resultados positivos para empregados e empregadores. Contribui para reduzir o número de faltas, a rotatividade de pessoal e a produtividade. 

Essa flexibilização do horário de trabalho pode ser no início ou no fim da jornada de trabalho diário, por períodos inteiros, remoto ou até em sistema de home office parcial ou integral. 

A flexibilização ficou ainda mais conhecida e adotada devido a pandemia do coronavírus que abalou as estruturas de trabalho no mundo. 

E no Brasil não foi diferente. O sistema se mostrou tão positivo que muitas empresas, mesmo com a redução de contaminação e a imunização em massa, permanecem com a flexibilização de suas jornadas de trabalho. 

Esse sistema é regulamentado pelo artigo 58 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT)

Ele define que uma jornada normal de trabalho seja de oito horas diárias, desde que outro limite seja fixado. 

Permite que as jornadas sejam acrescidas de duas horas extras por dia, valendo ao menos 50% a mais do que as horas normais nos dias de semana e, com 100% nos feriados e fins de semana. 

Algumas variações podem acontecer dependendo do perfil e da jornada de trabalho adotada pela empresa. 

O empregador também pode optar pela compensação da jornada de trabalho, como por exemplo, quando o trabalhador precisar ficar até mais tarde em um dia e folgar no outro, ou vice-versa. 

Além da compensação, também é possível adotar o banco de horas. A flexibilização da jornada também precisa ser acordada entre trabalhadores, empresa e sindicato da categoria e não deve implicar em redução de salário.

Conheça a Conexa Corporate

o que e saude medicos
O que é saúde? Benefícios corporativos.

A Conexa Corporate conta com mais de 10 mil profissionais cadastrados em 22 especialidades. 

Por meio de sua plataforma de telemedicina o serviço atende especificamente as empresas que se preocupam com a saúde e o bem-estar de seus colaboradores. 

Entre os benefícios oferecidos, a Conexa Corporate amplia a visibilidade e controle sobre todos os indicadores de saúde da empresa. 

Assim a empresa consegue reduzir a taxa de absenteísmo, em até 70%, promovendo o que é saúde; otimiza os indicadores de desempenho, conhecidos por Key Performance Indicator ( KPIs) de saúde. 

Pode ainda diminuir o número de sinistros, aumentar o engajamento do funcionário e o reconhecimento dos Recursos Humanos. 

Acessando a plataforma de telemedicina da Conexa Corporate o colaborador pode solucionar seu problema médico, sem burocracia e sem exames desnecessários. 

Entre as áreas disponíveis para as empresas estão Dermatologia, Endocrinologia, Neurologia, Cardiologia, Ortopedia e muitas outras, acessíveis a qualquer horário e de qualquer lugar do país. 

Para conhecer um pouco mais sobre os serviços personalizados que a Conexa Corporate pode oferecer às empresas acesse o nosso site.

Conclusão

o que e saude medica examinando crianca
O que é saúde infantil?

O principal objetivo da  saúde ocupacional, como visto no decorrer deste artigo, é cuidar para que a saúde, bem-estar e qualidade de vida dos trabalhadores seja garantida no ambiente de trabalho. 

Tal cuidado com os funcionários é uma das responsabilidades do RH, que pode promover inúmeras ações, tais como palestras, incentivo de hábitos saudáveis e atividades físicas, ergonomia,  flexibilização da jornada de trabalho, entre outras.

Essas medidas geram resultados positivos, tais como o engajamento e satisfação dos colaboradores, o que aumenta a produtividade, reduz o absenteísmo, turnover e acidentes de trabalho.

Gostou do nosso artigo sobre o que é saúde? Continue conosco e saiba muito mais!

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!