Coronavírus e idosos

coronavírus idosos

Nos últimos meses a COVID-19 tem sido pauta de todas as esferas da mídia por se tratar de uma pandemia e promover modificações sociais significativas. 

É sabido que os idosos fazem parte do grupo de risco, aquele que pode ter complicações graves. Por isso, demandam cuidados especiais para prevenção da doença. Mas porque nos idosos a doença se desenvolve de forma diferente, quando comparada em jovens? Quais medidas podem ser tomadas para impedir a infecção?

Continue a leitura com a gente!

População de risco

Apesar de os riscos serem maiores entre idosos, a Covid-19 pode ser agressiva e fatal para todas as faixas etárias. Ninguém deve se sentir invulnerável ao vírus.

Os jovens também podem contrair a doença, assim como tem ocorrido, e uma parcela considerável evolui para quadros graves, podendo chegar ao óbito.

Os dados de mortalidade e a incidência de casos graves são maiores entre os idosos e a explicação para isso está no processo biológico chamado senescência, que se trata de um envelhecimento natural e gradual do organismo com alterações nas suas funções. No entanto, os cuidados com o novo coronavírus necessitam da participação de toda a sociedade para superarmos esse momento. 

No caso dos idosos, o sistema imunológico sofre modificações que deixam o corpo mais suscetível a infecções, assim como a função cardíaca, reserva respiratória, função renal e sistema osteomuscular são alterados, fazendo com que os idosos tenham mais fragilidade a exposição. 

Envelhecimento fisiológico

O envelhecimento fisiológico pode ser subdividido em dois tipos: bem-sucedido e usual. No envelhecimento bem-sucedido, o organismo mantém todas as funções fisiológicas de forma vigorosa, semelhante à idade adulta.

No envelhecimento usual, observa-se uma perda funcional lentamente progressiva, que não provoca incapacidade, mas que traz alguma limitação à pessoa.  

O envelhecimento bem sucedido pode ser conquistado com bons hábitos durante a vida, como prática de exercícios físicos, alimentação saudável, boa ingestão hídrica, prevenção de doenças e atividades cognitivas que estimulem a saúde mental.

Prevenção

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia(SBGG) lista alguns cuidados necessários a serem tomados por idosos, familiares ou acompanhantes:

  1. Hidratação: garantia da ingestão adequada de líquidos;
  2. Higiene frequente com água e sabão ou álcool em gel 70%;
  3. Limpeza e desinfecção de objetos, superfícies e ambientes;
  4. Vacinação: averiguar se as vacinas do idoso estão em dia, de acordo com Programa Nacional de Imunização;
  5. Visitas e contatos físicos: evitar o recebimento de visitas e contatos como aperto de mão, beijos e abraços.

Restrição de Contato Social

A Comissão de Imunização aconselha que os idosos com idade acima de 60 anos, especialmente portadores de comorbidades e aqueles com mais de 80 anos e portadores de síndrome de fragilidade, adotem medidas de restrição de contato social.

Referências

CORONAVÍRUS E IDOSOS. Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 31 de janeiro de 2020. Disponível em: <https://sbgg.org.br/coronavirus-e-idosos/>. Acesso em: 24 de março de 2020.

POSICIONAMENTO SOBRE COVID-19 – SOCIEDADE BRASILEIRA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA (SBGG) – ATUALIZAÇÃO 15/03/2020. Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Disponível em :< https://sbgg.org.br/posicionamento-sobre-covid-19-sociedade-brasileira-de-geriatria-e-gerontologia-sbgg-atualizacao-15-03-2020/. Acesso em: 24 de março de 2020.

Moraes EM. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. FIOCRUZ [Internet], 2019 [ Acessado em 20 de março de 2020].Disponível em:< http://www5.ensp.fiocruz.br/biblioteca/dados/txt_215591311.pdf>.

Juliana Costa, estudante de medicina e estagiária na Conexa Saúde.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!