5 dicas de como motivar os funcionários

como motivar funcionários desmotivados

Contratar e reter bons colaboradores é uma das grandes riquezas das empresas modernas. No entanto, para que essas pessoas queiram dar o seu melhor por uma organização, é preciso que estejam motivadas e engajadas com o seu propósito.

Isso nem sempre acontece devido ao estresse do dia a dia ou à falta de uma comunicação clara entre gestores e colaboradores.

Nesse sentido, um dos grandes dilemas de especialistas em recursos humanos é como motivar funcionários desmotivados em uma empresa. Esse é o seu caso?

Isso é importante, pois, quando a equipe está motivada, há um aumento da produtividade, uma melhora do clima organizacional, uma elevação do engajamento com a marca e um fortalecimento do time como um todo.

Sendo assim, neste artigo, listamos 5 dicas essenciais para você entender como motivar funcionários desmotivados. Confira!

1. Envolva a equipe na tomada de decisões

No momento em que os funcionários se sentem envolvidos nas decisões, há um aumento de responsabilidades e, com isso, há um estímulo a um papel mais ativo dentro da empresa. Assim, o gestor cria um ambiente de gestão participativa no qual a equipe tem parte da tomada de decisão.

Para fazer isso, apresente cenários completos para a equipe e entenda como cada um enxerga o projeto. No entanto, vale lembrar que não é um sistema de cogestão, ou seja, as principais decisões devem ser do líder.

2. Estabeleça metas de acordo com o potencial da equipe

Uma das formas de motivar funcionários desmotivados é estabelecendo metas de acordo com o potencial de cada membro da equipe. Isso é importante, pois, quando as metas são estabelecidas aquém do potencial do colaborador, ele pode alcançar o objetivo sem muitos esforços ou desafios. Isso o torna acomodado.

Por outro lado, traçar uma meta muito além das condições do funcionário pode ser frustrante, já que, além de não conseguir o resultado esperado, ele também sofrerá com as cobranças. Em ambos os casos, valem o bom-senso e uma observação criteriosa de cada membro da equipe.

3. Recompense pelo bom trabalho

Outro fator que pode deixar os funcionários desmotivados é provocar a sensação de que não são recompensados pelo trabalho executado.

Nessa situação, eles se veem inertes diante da possibilidade de desempenharem um bom trabalho, o que inibe a inovação e o esforço para ir além.

Algumas formas de recompensar os colaboradores são:

  • bônus em dinheiro
  • dias de folga
  • prêmios, como viagens ou aparelhos eletrônicos
  • promoção
  • elogios em público

4. Ouça os feedbacks

Fazer uma pesquisa para ouvir os feedbacks dos funcionários é essencial para estudar formas de gerar motivação na equipe.

Por meio dela, é possível identificar problemas relacionados à rotina de trabalho e, a partir da voz dos próprios colaboradores, fatores que podem contribuir para a promoção do engajamento.

5. Ofereça capacitação

Por fim, oferecer capacitação aos funcionários é uma possibilidade de tirá-los da zona de conforto uma vez que estarão diante de novas informações, técnicas e ideias que podem ser aplicadas no dia a dia.

De uma forma geral, descobrir como motivar funcionários desmotivados é uma tarefa que trará inúmeros benefícios para a empresa e para o colaborador, afinal, com mais alegria e disposição, sua produtividade e até a sua saúde e o seu bem-estar ficarão melhores.

E aí, gostou desse assunto? Que tal, então, acessar nosso artigo sobre excesso de atestado médico? Boa leitura!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!