Bem-estar no trabalho faz parte da boa gestão

bem estar no trabalho

O capital humano é de suma importância para empresas de diversos segmentos. Como pessoas que compõem o quadro corporativo de funcionários, também estamos falando de emoções, expectativas, medos, anseios e por ai vai.

Sendo assim, sem um time nada acontece. Por isso, continue a leitura para entender melhor sobre esse assunto!

Aprenda a ouvir seus colaboradores

Muitos líderes, gestores e empresários ainda não possuem a ampla noção sobre a influência do colaborador nos resultados empresariais. Entretanto, saber essa importância e agir prezando pelo bem-estar no trabalho é um grande diferencial dos bons gestores.

Aprender a ouvir os colaboradores é um dos passos para cultivar a motivação e fazer com que eles realmente vistam a camisa da empresa, enxergando um por quê de estar ali. Além disso, ouvi-los é uma excelente forma de estar em contato com um canal de informações, sugestões e ideias! Portanto, invista na gestão participativa e em mecanismos que envolvam o funcionário no processo de gestão.

O poder da cultura do feedback

No Brasil, a cultura do feedback ainda precisa amadurecer, mas já está dando bons frutos. Reflita ai por um momento: qual foi a última vez que você viu um líder se colocando no lugar do colaborador e se prontificando a ajudar? Em muitos lugares de trabalho, essa é uma cena rara ou até mesmo inexistente.

Contudo, o feedback é valioso para construção do negócio e no desenvolvimento das pessoas. Todos estão juntos para alcançar o mesmo resultado e durante esse caminho, é necessário que existam conversas objetivando uma otimização do trabalho.

Mantendo a saúde dos funcionários

Para saber se uma empresa proporciona bem-estar no trabalho, basta olhar para a saúde dos funcionários. Um acompanhamento é eficaz para manter a saúde dos funcionários, proporcionando também segurança e qualidade de vida.

Tal iniciativa, é uma forma da organização demonstrar que se preocupa com os profissionais e que investe em melhorias nas condições oferecidas. Do ponto de vista do trabalhador, esse pode ser o diferencial que o impede de buscar outras oportunidades.

Estimular o bem-estar no trabalho

Uma boa gestão da saúde ocupacional é um dos meios de garantir o bem-estar corporativo. Dessa forma, as ações que geram bons resultados passam a ser mais perceptíveis.

Entre as opções que podem ser consideradas, estão:

  • pesquisas de clima organizacional — que estão alinhadas à iniciativa de escutar os colaboradores;
  • programas voltados para reeducação de hábitos de vida, como a alimentação e a prática de atividades físicas;
  • campanhas voltadas para o combate às doenças ocupacionais, como o estresse.

Essas ações devem ser bem estruturadas e planejadas com base em metas bem definidas. Indicadores de desempenho servirão como base para analisar o impacto das estratégias adotadas, existindo um acompanhamento do índice de absenteísmo e de afastamentos para avaliar o sucesso das iniciativas.

Cultura organizacional: a essência da organização

A essência da cultura de uma empresa está na forma que ela realiza seus negócios e o modo como ela trata seus clientes e funcionários.

Nela estão representadas as percepções dos dirigentes e trabalhadores da organização e reflete a mentalidade predominante. São normas não escritas, implícitas, que orientam o comportamento dos membros de uma organização no cotidiano, direcionando suas ações para o alcance de objetivos organizacionais.

A cultura organizacional é construída ao longo do tempo, compõe e dá sentido a todas as práticas da empresa. Ela contribui para o estabelecimento dos objetivos empresariais. Cada organização, como parte da sociedade, terá uma cultura organizacional diversa, decorrente da diversidade de normas, crenças, regras e relações que ocorrem em cada uma delas.

Com ela, é possível mudar os rumos da organização. Mas para isso, dever ser uma cultura enraizada e ao mesmo tempo flexível, além de preocupada com a gestão de pessoas.

Gostou do post? Quer ficar por dentro de outras dicas como essa e garantir o bem-estar no trabalho? Então, siga nosso Facebook e nosso LinkedIn para acompanhar as novidades! 

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!